Causas de dor nas costas. Conheça 4 tipos!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas em todo o mundo têm dor na região da coluna. Por mais que o maior desejo seja aliviá-la o mais rápido possível, a automedicação é contraindicada e até mesmo perigosa. Ou seja, a dor na coluna, muitas vezes, é sinal de que há algo errado com o seu organismo. Por isso, é importante descobrir sua origem para seguir com o tratamento correto.
A dor nas costas dificulta ou impede nossos movimentos mais sutis e compromete a nossa concentração, por isso, é importante saber o que a causa a fim de realizar o tratamento correto.
1. Lesões nas articulações
Lesões nas articulações do corpo costumam surgir com o tempo, principalmente em pessoas que não levam um estilo de vida saudável ou deixam de tomar cuidados importantes na execução de suas atividades.
2. Hérnia de disco
Quem tem hérnia de disco costuma sentir dor no meio das costas. Ela tende a agravar quando o paciente fica muito tempo em uma mesma posição ou toda vez que ele se levanta. O sintoma pode ainda irradiar para as costelas, os glúteos e as pernas.
3. Contratura muscular
Caracterizada por lesões ou sobrecarga dos músculos que sustentam a coluna ou estão associados a membros próximos.
4. Dor ciática
Associada à hérnia de disco, trata-se de uma dor no fundo das costas que emana para as pernas. Ela é provocada pela contração do nervo ciático, o qual está situado no fim da coluna, ou seja, próximo às nádegas. Pontadas e formigamento são os principais sintomas. Muitos pacientes não conseguem caminhar ou se sentar quando a dor ciática aparece.